Alô, arquitetos: como usar o Marketing de Conteúdo para atrair mais clientes

Os empresários da construção civil e do mercado imobiliário estão otimistas sobre os próximos meses, segundo a pesquisa Sondagem Indústria da Construção, divulgada no fim de janeiro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A notícia também é boa para os arquitetos, que têm a perspectiva de conquistar novos clientes. “Mas como atraí-los?”, muitos podem se perguntar. Com conteúdo, sugerimos. A estratégia é um dos pilares do Marketing Digital.

Produzir textos, vídeos, infográficos, entre outros materiais é um bom jeito de despertar o interesse de quem está buscando um profissional para projetar a futura casa.

Falamos com propriedade, pois é assim que fazemos aqui na KMI Publicidades. Por meio de materiais educativos e do nosso blog de Marketing Digital atraímos visitantes e nos relacionamos com eles mesmo após se tornarem clientes.

Confira a seguir como produzir conteúdos interessantes e aproveitar a onda de oportunidades que está por vir.

Blog, um aliado e tanto

Ter um lugar próprio para compartilhar dicas, demonstrando seu conhecimento e trabalho, é uma excelente forma de atrair gente interessada.

Há quem pense o contrário. Afinal, o que o profissional ganha ao oferecer informações sobre o seu negócio gratuitamente? A resposta não é óbvia: autoridade no assunto e confiança do cliente, itens essenciais para que ele agende uma visita ao escritório ou peça um orçamento.

Imagine uma pessoa que gosta de vinhos, mas sabe pouco sobre o assunto e por isso segue alguns sites relacionados ao tema. Um deles, especialmente, é o de um empório de bebidas, que comenta as características dos rótulos, sugere harmonizações, ensina como escolher um bom vinho…

Agora pense que essa pessoa organizará um jantar para os amigos. Onde você acha que ela irá comprar as garrafas e, na dúvida, confirmar se aquele é o melhor rótulo para a refeição?

O mesmo vale na arquitetura. Na dúvida sobre qual arquiteto ou escritório contratar, aquele que já demonstrou conhecimento sai na frente. O raciocínio está em entregar valor ao futuro cliente para que ele reconheça e busque pelo seu trabalho.

A seguir, veja o que fazer para colocar em prática a sua estratégia de conteúdo:

  • Ofereça soluções: muitos usuários estão na internet à procura de saídas para as situações mais corriqueiras. O Google que o diga! Fazer conteúdos que tratem de assuntos práticos, como a iluminação ideal para cada ambiente da casa ou a melhor madeira para o deck, é um bom começo para fisgar a atenção na web.
  • Otimize o seu post para os buscadores: trocando em miúdos, facilite que o Google ache o seu conteúdo e exiba-o quando os usuários pesquisarem o assunto. Como fazer isso? Comece pelo título: deixe claro qual é o tema do post logo na chamada. Para saber com mais detalhes sobre o assunto, baixe o eBook gratuito: O Guia Completo do SEO, um material com várias dicas de otimização de página.
  • Diversifique o formato: além de escrever textos, que tal gravar um vídeo no escritório respondendo a 5 dúvidas comuns de quem vai construir ou reformar? Um infográfico que mostre a posição ideal dos equipamentos em uma cozinha-corredor também é bastante útil, considerando que vivemos em áreas cada vez menores. O site Canva pode ajudar nessa tarefa.
  • Mantenha a periodicidade: determine com qual frequência seus posts serão publicados, o que educa a audiência sobre o funcionamento do blog. Leve em consideração o tamanho do escritório e como você pode organizar a produção de conteúdo entre a sua equipe ou na sua rotina. Que tal começar com um post por semana?
  • Gere oportunidades de negócio: inclua no blog um formulário a ser preenchido pelos usuários, onde eles possam colocar nome e email (bingo!) para receberem as últimas postagens. Pop-ups para solicitação de contato e orçamento são boas ideias também. Algumas ferramentas (o RD Station Marketing é uma delas) ajudam nessa parte técnica. Com a prática, você pode investir em outras ações, como campanhas para os emails cadastrados, mas esse é assunto para um próximo post.
  • Comprometa-se: assim como você se dedica para entregar um projeto de qualidade, reserve um tempo na sua rotina para pensar no blog e atrair potenciais clientes. É verdade que os desenhos das casas são prioridade na sua lista de tarefas, mas é importante, sim, empenhar-se em produzir conteúdo para garantir que novos clientes apareçam..

Redes sociais: algumas boas práticas para arquitetos

O Instagram e o Facebook continuam sendo ótimas vitrines dos trabalhos dos arquitetos. Mais do que apenas postar fotos, truques simples tornam o seu perfil ainda mais interessante aos olhos dos seguidores.

Se as fotos dos projetos finalizados merecem ser eternizadas na timeline convencional, explore o recurso do Stories para mostrar os bastidores do escritório e das obras em andamento. Essa estratégia com quê de vida real aproxima os clientes dos profissionais.

As legendas das imagens também merecem atenção. Aproveite o espaço para contar uma história ou curiosidade sobre o projeto, enriquecendo o seus post com detalhes que a foto não revela. De quebra, estabelece-se um canal de interação com os seguidores.

Usar hashtags é mais um recurso poderoso. Por meio delas, os usuários podem encontrar o seu trabalho simplesmente buscando por um termo de interesse, aumentando alcance das suas publicações.

Isso é tudo?

Não, mas é um bom começo para você implantar uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo no escritório, atraindo mais usuários para conhecer o seu trabalho.

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