Como as cores podem influenciar as reações humanas

Mais que promover combinações agradáveis  aos olhos e formar uma identidade visual, as cores também são capazes de provocar reações e sensações nos seres humanos de maneira muitas vezes discreta.
O estudo da psicodinâmica das cores determina que alguns tons são capazes de criar sensações de bem-estar, enquanto outros podem, até mesmo, dar a impressão de fome. Este uso estratégico das cores é percebido desde materiais gráficos até ambientes de compra.

Você sabia que as cores podem influenciar muito na transmissão de sua mensagem? Entenda as reações que elas provocam.

  • Ciano: Remete a frescor, calmaria, espaço e higiene, sendo ligado diretamente à produtividade e sucesso.
  • Azul: Em tons mais escuros, tende a transmitir sensação de riqueza e poder, ao mesmo tempo que pode ser egoísta e inteligente.
  • Preto: Ao mesmo tempo em que remete à nobreza e distinção, especialmente se combinado a tons quentes, o preto também sugere mistério e curiosidade.
  • Vermelho: Um tom dinâmico, é capaz de criar sensações totalmente opostas, indo da fome à uma imagem mais sexy e romântica.
  • Roxo: É ligado ao lado místico, fantasioso e exotérico, além de remeter às sensações de calmaria e sensatez.
  • Branco: Instantaneamente relacionado à pureza e luminosidade. O branco é fresco e calmo, ideal para casar com tons mais fortes e não cansar aos olhos.
  • Marrom: Pesado e conservador, o marrom pode tanto remeter ao luxo quanto à melancolia e tristeza, tudo dependerá da intensidade aplicada e das cores adjacentes.
  • Verde: Diretamente relacionado à natureza, o verde traz frescor, harmonia e equilíbrio. Este tom combina sensações de bem-estar e paz.
  • Cinza: A representação da total neutralidade. Este tom não transmite energia e é extremamente apático.
  • Amarelo: O amarelo remete a dinheiro e riqueza, revelando certa credibilidade quando combinado a outros tons. É dinâmico e traz muita energia.
  • Rosa: Tudo aqui depende da intensidade. Quando mais claro traz sensações de inocência e infância. Já em tonalidade intermediária é mais feminino e intenso. O pink, por sua vez, remete à independência.
  • Laranja: É um tom de transição, que representa mudança, crescimento e dinamismo ao mesmo tempo que tem muita energia e euforia.

Antes mesmo de escolher as cores a serem usadas em seu material gráfico, estude bem qual o tipo de mensagem que quer transmitir. Tudo deve estar de acordo com a linguagem visual de sua empresa e também e sua segmentação. Quer algo que transmita luxo e energia? Use preto e amarelo. Algo mais energizante e chamativo? Amarelo ou laranja são boas opções.

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