O que é um folder?

Se você está tentando entender o que é um folder, nós te explicaremos: folder – que em inglês significa dobrar – é um tipo de material publicitário impresso usado quando se precisa passar uma quantidade considerável de conteúdo, seja ele de caráter promocional (divulgação de produtos, serviços e preços) ou instrucional (apresentação da empresa).

Com isso, ao compreender melhor sobre essa peça de divulgação é possível aproveitá-la ao máximo e, com isso, conquistar mais clientes e posicionar melhor a sua marca. Para saber mais, continue lendo e descubra tudo sobre o assunto.

Folder, panfleto e flyer: qual é a diferença?

Confundido algumas vezes com o flyer e o panfleto, o folder se diferencia desses impressos basicamente por conter dobras na vertical ou horizontal e, claro, uma quantidade maior de informação.

O bacana é que seu formato e sua proposta permitem que sejam exploradas inúmeras ideias criativas, as quais tornam o material muito mais original e atraente.

De uma forma geral, o folder é como se fosse uma evolução do flyer, que, por sua vez, é uma evolução do panfleto. Ele tem como objetivo prender mais a atenção do cliente e garantir que ele tenha mais questões esclarecidas.

Em uma analogia, é como se o flyer e o panfleto fossem um cumprimento e o começo da conversa, enquanto o folder é o assunto em si, por ser mais completo.

Quando usar o folder?

Por ser um produto de mais valor agregado, inclusive em relação à informação, o folder deve ser utilizado em momentos quando o cliente já está mais preparado para a compra, ainda que ligeiramente.

É o caso de quando o cliente entra na loja e solicita mais informações sobre um produto ou então quando o vendedor consegue manter um diálogo com essa pessoa de interesse. É diferente do panfleto, que normalmente é distribuído em quantidade, mas sem que haja uma preocupação com a qualidade para a compra de quem recebe.

No geral, o folder é indicado para esclarecer pontos sobre produtos e serviços, divulgar lançamentos, promover a empresa e assim por diante.

Quais são as características visuais de um folder?

O tamanho e formato de um folder podem variar conforme a imaginação do designer que o está fazendo. É possível montar o folder em tamanhos completamente personalizados e incluir dobras e cortes especiais. Os tipos de papéis mais utilizados são o Couchê (liso ou fosco), Supremo Duo, Triplex, Offset, com gramaturas de 60 até 400.

A intenção é sempre fazer com que o cliente fique atraído por essa peça gráfica, de modo que ele tome tempo para ler, compreender, tirar dúvidas e demonstrar mais interesse. Com isso, é necessário utilizar elementos que estejam em perfeita harmonia.

Se o contraste de cores for muito intenso, a leitura será atrapalhada, o que vai fazer com que o cliente perca o interesse. Da mesma forma, um papel muito fino ou pouco interessante não chama a atenção e pode, até mesmo, dar a ideia errada sobre a qualidade da empresa.

Por sua vez, um folder diferenciado, repleto de informações, elementos visuais e completamente equilibrado consegue atrair e até mesmo convencer os clientes.

Quais elementos devem estar inclusos no folder?

Além de pensar no visual em si, você tem que considerar quais são os elementos mais indicados de modo que essa peça gráfica tenha um propósito. No geral, são quatro os elementos principais:

Chamada

Quando o folder está dobrado — ou fechado — é interessante que se forme uma mensagem e/ou uma imagem nessas dobras e que conduzam o cliente a abrir e ver o que há por dentro.

Nesse caso, vale a pena lançar mão de elementos mais chamativos, como um elemento gráfico bastante imponente ou então um texto com fontes maiores, levando aos próximos passos.

Informações da empresa

Por mais que o folder não seja institucional, é importante garantir que o cliente saiba quem está falando com ele. Considerando que no Ocidente a leitura é da esquerda para a direita, o ideal é deixar as informações da empresa no primeiro espaço à esquerda.

Fale brevemente e de maneira atraente sobre a empresa e explique como ela pode ajudar a pessoa a resolver um de seus problemas. Essa apresentação tem que ser breve para que o cliente não perca o interesse.

Informações do produto

Na parte mais central do folder devem estar as principais informações sobre o produto, serviço ou solução que a sua empresa oferece. Esse é o posicionamento recomendado porque, em geral, é comum que as pessoas se foquem mais no que está exatamente à frente delas.

É nesse espaço que você deve apresentar tudo o que for relevante para quem lê de uma maneira atrativa, agradável e, ao mesmo tempo, persuasiva.

Informações de contato

Assim como acontece em um funil de vendas, se você abordar o cliente para a compra muito cedo em um folder ele pode desistir da leitura. Por isso, o ideal é deixar as informações de contato da empresa no verso.

Um “Fale com um consultor” ou “Tire suas dúvidas nas redes sociais” fica melhor nesse espaço porque, em primeiro lugar, aumenta as chances de que o cliente tenha lido tudo e esteja mais qualificado.

Além disso, ao colocar essas informações no verso sobra mais espaço para que você fale a respeito do seu produto, aumentando a chance de convencê-lo.

Entenda melhor o que é um folder vendo alguns exemplos

Entenda o que é um folder criativo com esse exemplo inovador:

Com o uso adequado dos folders, é possível garantir que você consiga mais persuasão para a sua empresa, além de informar mais facilmente os clientes interessados. Além de tudo, também funciona como um reforço de marca, já que faz parte de toda a questão ligada à comunicação visual da empresa.

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