Publipost: como funciona?

Você conhece o termo Publipost?

O publipost ou post patrocinado é um termo utilizado quando uma marca paga alguém com forte influência digital (celebridades, blogueiros, instagramers) para divulgar os produtos de sua empresa em nas redes sociais. E os valores são maiores do que você imagina.

Há diversas maneiras de produzir um publipost. A mais comum entre os influenciadores (aliás, você já ouviu falar deles? inserir link) é uma publicação discreta sobre aquele produto ou marca, seja por alguma foto, vídeo ou texto. Como é o caso do post no Instagram da youtuber Nah Cardoso, que discretamente está divulgando a marca Equilibri:

nah cardoso
FONTE: INSTAGRAM.COM/NAHCARDOSO

Quando custa um publipost?

O valor pago para um influenciador fazer um post sobre a sua marca varia de acordo com a quantidade de seguidores, número de “views” e número de visualizações no caso do “youtube” que eles possuem. Um blog com mais de 1 milhão de pageviews, aproximadamente, e com mais de 500 mil seguidores nas redes pode chegar facilmente aos R$2.500,00 – R$5.000,00 por post. O que mais importa, no final, é saber escolher de forma inteligente quem será o parceiro que irá representar sua marca. Falamos um pouquinho mais sobre isso aqui: inserir link

Instagram passou a sinalizar as postagens pagas

Você provavelmente já deve ter percebido as hashtags “#ad”, “#promo” e/ou “#publi” no final da legenda de alguma foto postada por algum digital influencer nas redes sociais. Por meio dessa sinalização, as pessoas contam que aquela postagem é paga, ou seja, que estão recebendo dinheiro ou ganhando algum produto em troca de propaganda. O Instagram, no entanto, para evitar polêmicas, resolveu implementar uma atualização que vai indicar de forma mais clara quando rolar um #publipost. A publicação que estiver sendo paga trará uma sinalização de “paid partnership with”, conforme imagem abaixo:

instagram
FONTE: VARIETY.COM

É válido lembrar, contudo, que a publicidade sem alerta é proibida por lei e a prática pode levar em multa à empresa que pagou pelo post. O Conar, Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária, chegou a abrir um processo para investigar o blog da influenciadora Gabriela Pugliesi, conhecida pelo seu lifestyles saudável e fitness,  após consumidores denunciarem que a página estaria promovendo conteúdo publicitário  sem explicitar a parceria.

Polêmica: cigarros Kent

A marca de cigarros Kent, do grupo Souza Cruz, se envolveu em uma polêmica envolvendo dois tipos de publicidade proibida: o anúncios publicitários sem o devido esclarecimento e a veiculação de propagandas de cigarros em qualquer meio.

A história toda começou quando começaram a aparecer no Instagram algumas imagens de pessoas com cigarros na mão ou na boca junto da hashtag #aheadbr.

cigarro publipost
FONTE: EXAME.ABRIL.COM.BR

Pessoas envolvidas com essa suposta ação publicitária falaram ao site EXAME, que a Souza Cruz contratou a agência de ativação Hood para criar a campanha. As mesmas fontes dizem que a recém-criada plataforma Ahead.br (da hashtag usada nos posts) – que diz ser “uma rede que conecta jovens empreendedores, apoia iniciativas e inspira novas experiências na moda, música e design”

Já representantes da Hood disseram à EXAME que a Ahead não é criação da Hood. É, sim, uma plataforma de ativação musical criada em 2016 no Brasil e que, em 2017, passou a ser ativada por ela. Ela também afirmou: “a Hood reforça seu compromisso com o cumprimento da legislação vigente”.

E você? O que acha do publipost? Te incomoda ou não? Gostou da ideia de atrelar algum influenciador a sua marca? Devidamente sinalizado, é claro.  Alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Handgran e descubra as melhores maneiras de alavancar a sua empresa nas redes sociais. Estamos dispostos a te ajudar! 🙂

Fonte: https://exame.abril.com.br/marketing/disfarcada-campanha-cigarro-kent-instagram-influencers/

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